quarta-feira, 29 de abril de 2015

ESPECIAL CHINA: Coadjuvantes e Segundo-Escalão.

Olá, pessoal. O post dessa semana custou um tico pra sair... lembrando que eu não prometi uma "periodicidade semanal" aqui, mas enquanto tiver gás, vâmo que vâmo.
Enfim, nem sempre tem algum assunto interessante e que rende algum post e aí o melhor a se fazer pro blog continuar vivo é... criar alguma listinha e escrever uns parágrafos. Pra não enferrujar.

E dessa vez resolvi falar sobre... chineses, de novo, igual no meu primeiro post. Mas dessa vez o foco serão nomes menos badalados, muitas vezes até esquecidos... ou muito badalados, por incrível que pareça.



Sim, o assunto desse post é: Coadjuvantes... ou atores de segundo escalão.
Afinal de contas, até o Jackie Chan já teve seus "dias ruins", apanhando do Bruce Lee.

E pra começar, nada melhor do que umas menções honrosas a uns atores de origem coreana.

...
Isso mesmo. Não tenho muitos planos de me aprofundar no cinema coreano, então acho que essa seria a melhor chance de citar eles aqui.

Menção Honrosa de Prata: Ho Sung Pak


Esse aí na foto é o Superstar do WMAC Masters. Já falei sobre ele no meu artigo sobre o story-mode do Mortal Kombat
A carreira "cinematográfica" dele não é algo muito extenso não. Ele coleciona aí uns papeis em uns filmes do Uwe Boll, e isso já não qualifica o cara como um bom ator.
Por outro lado, ele foi capanga do Ken Lo em "Drunken Master 2"... e, bem, o Liu Kang dos jogos acabou não sendo páreo pro Jackie Chan.
Digo, ele e seu grupo não foram páreo.

Menção Honrosa de Ouro: Sung Kang


Preciso confessar: Sempre achei que ele fosse chinês. Não é preconceito não, igual esse pessoal que fala que "todo mundo de olho puxado é chinês" (ou japonês). Eu até tenho certa facilidade pra diferenciar asiáticos, vejam vocês! 

Enfim, assim como boa parte do pessoal que vai aparecer aqui, tive a oportunidade de assistir poucos trabalhos dele, começando pelo "Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio" e não deu outra. Han se tornou o personagem mais bacana da franquia, pra mim... até o momento em que, bem, ele morre né.
Mas até aí, ok. Ele voltou em umas continuações, e eu achei que ele tivesse feito alguma coisa "asiática" pra driblar a morte... até a mesma ser confirmada no sexto filme.

Também não posso deixar passar em branco a participação ridícula dele em "Ninja Assassino".

Outras participações de destaque são em "Rogue: O Assassino", típico filme de ação policial, no qual ele é ajudante do Jason Statham, e também no não tão aclamado (mas pra mim, excelente) "Alvo Duplo"!!! Não, não o do John Woo... com o Chow Yun Fat no elenco. Tô falando daquele com o Stallone. E dessa vez, ele meio que divide o protagonismo do filme, seguindo a boa fórmula de "dupla antagônica".


6º Anthony Wong


Mais um que eu tenho pouco conhecimento, apesar do extenso curriculum.
Ele tá aqui mais pela fama de ser um cara... ruim. O tipo de chinês que você não vai querer cruzar o caminho. Algo tipo... o Robert De Niro chinês.
Em tempo, comecei dar mais atenção a coadjuvantes chineses recentemente, então, quando assisti "A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão", a presença dele foi meio despercebida por mim. Já em "O Medalhão", ele só foi um intermediário no caso do sequestro do guri que portava o tal medalhão... e vejam só, ele consegue matar o Jackie Chan nesse filme!!!

Isso não é o máximo!?

Ele também é o capanga Kau em "Heroic Trio". Dessa vez deu pra notar que ele manja de porrada, dando um baita trabalho pro trio principal. Só foi estranho o fato dele ser "mudo" e agir como um gato.
Sério, em dado momento do filme aparece uns pássaros voando. Kau os persegue e pouco tempo depois ele aparece com umas penas na boca.

E por fim, ele também foi Johnny Wong, chefe das tríades em "Fervura Máxima" do John Woo.
Líder de tríade. Como eu já disse anteriormente, esse cara é ruim.

Outros trabalhos bem cotados dele, mas que eu não assisti são: "Síndrome de Ebola", onde ele é um portador da doença e sai espalhando ela por aí. E "Ip Man: The Final Fight", onde ele é o próprio Ip Man!!! O que faz eu pensar que, depois de tanta atrocidade, resolveram fazer justiça com ele.

5º Simon Yam


Esse aqui não é do gosto popular do público. Pelo menos pra gente aqui do ocidente.
Até onde sei, no mainstream, ele só tem um papel no segundo "Tomb Raider"... E como eu já havia achado o primeiro bem meia-boca, não fiz questão de assistir a continuação.

Mas pros chineses, ele é uma espécie de Al Pacino. Então talvez ele seja um cara durão.

Conheci ele em "Iceman", estrelado pelo Donnie Yen. A imagem acima, inclusive, é de uma passagem do mesmo. Essa foi a única ocasião que eu o vi como vilão da história... e ele mal participa.
Acredito que na continuação, ele será o nêmese do Donnie Yen.

Em "O Grande Mestre" (Ip Man) ele é um industrial, amigo de Ip Man, que em determinada parte da invasão japonesa na China, resolve contratar os serviços do grande mestre pra lecionar kung fu...

...para os seus funcionários!!!

CARA, ISSO SIM É QUE É PATRÃO!!!

Já em "O Grande Mestre 2" não foram muito generosos com ele. Uma "casualidade de guerra" acabou afetando ele, que ficou debilitado mentalmente. Mas ainda no fim ele recuperou parte da sanidade e conseguiu dar sua torcida pra Ip Man vencer um britânico convencido.

"Comando Final" foi o último trabalho dele que eu assisti e não sei dizer se ele é o personagem principal... ou se é o Donnie Yen, ou até mesmo o vilão interpretado pelo Sammo Hung.
Ele é um tira que recebe uma péssima notícia: Um tumor maligno e sem chances de recuperação. Então ele reúne um grupo pra botar fim no reinado de Wong Po... e nomear seu substituto.
Afinal de contas, uma vítima de um tumor maligno só quer passar seus últimos momentos de dor em paz.

E não é o que ele consegue. Não pelo menos até sair "Comando Final 2". Heh

4º James Tien e Mars


Esses dois são um caso engraçado. Eles tão longe... mas MUITO LONGE MESMO de ter o brilho e destaque dos atores já citados até aqui.
Mas resolvi dar essa posição de importância pra eles por um simples motivo: Eles tão sempre lá.
Ok, o último trabalho que eu tenho conhecimento do James Tien é "Dragões Para Sempre"... aquele filme que o Jackie Chan é um advogado.
Mas ele teve certo destaque em "Dragão Chinês" do Bruce Lee.

SIM!!! Ele é o cara que emprega Bruce em uma fábrica de gelo... E aí o resto é história.
Já sabem, né! Acontece algo ruim e Bruce Lee resolve investigar... e distribuir catiripapo em todo mundo.

Já o caso do Mars é diferente. Ele deve ser aquele tipico "Gang Member Guy", aquele chinês default que sempre chega correndo no meio de mais um monte de china e... apanha.
Fiz uns cálculos aqui, e eu já assisti 15 filmes que conta com ele. E só consigo me lembrar da fuça dele em "Projeto China", no qual ele é um dos parceiros do Jackie Chan.



3º Ken Lo


Em tempo, puta injustiça essa ter sido a melhor foto que encontrei dele.
Ele segue o mesmo "padrão" do Mars, sendo sempre aquele chinês que aparece em um bando... e acaba apanhando.
Mas ele merece um pouco mais de destaque graças ao rabo de cavalo ostentado em "Crime Story" (desculpem, não consegui encontrar fotos)... e por ter beijado o Jackie Chan no mesmo filme.

Sério, pra um filme tão dramático, a cena chegou a ser cômica.

E falando em Ken Lo e Jackie Chan, ambos protagonizaram uma das lutas mais sensacionais em um filme de... porrada.
Não é sempre que alguém precisa beber álcool industrial pra poder encher a cara de um empresário folgado de porrada.

2º Bolo Yeung


Acho que esse aqui dispensa qualquer comentário, né.
O Hércules Chinês!!!
Eterno Bolo em "Operação Dragão" e, como se esquecer do lendário...

CHONG LI!!! CHONG LI!!! CHONG LI!!! CHONG LI!!!

O que!? Você nunca assistiu "O Grande Dragão Branco"!?

Olha, sei que 99% das pessoas que entram nesse blog (o que já não é muito) faz parte dessa geração que, por algum motivo, sente um prazer enorme em gritar aos 4 ventos que não assiste tv... que a globo manipula e etc...
Mas isso aí não é desculpa pra perder um clássico. UM CLÁSSICO!!!

1º ROBIN SHOU



Sua importância basicamente começa e termina com as adaptações de "Mortal Kombat", onde ele interpretou... oras, quem mais além de Liu Kang!
Também foi o pobre Gobei em "Um Ninja da Pesada". Sério... em dado momento, o tanto que ele sofreu em sua tarefa de "sombra" do Haru, chegou a dar dó do rapaz.

Ah, ele foi o "Gen" em "Street Fighter: A Lenda de Chun Li"... mas... olha, a fama desse filme não me deixa assistir ele não.

Por fim, acho uma grande injustiça com ele. O cara é um baita artista marcial e não figura nem em produções asiáticas. Por exemplo, ele não fica devendo em nada pra alguns nomes que vem surgindo, tipo aquele "Rain".
Carisma o Liu Kang tem de sobra.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

E por hoje é só.
Espero que vocês gostem. A leitura é bem leve e fluida. Tem videozinhos pra divertir, caso o artigo ficar muito paposo e, oras, tem figuras.
Muitos blogueiros escrevem um monte de borracha e não colocam figurinhas!!! :D

Se gostaram, bem, custa nada deixar um comentário.
Se não gostaram... oras, reclamem também. Tâmo aí pra isso.
Divulguem, mostrem pros seus pais (eles com certeza assistiram "O Grande Dragão Branco") e... pra pesar no s2 de vocês, tô indo dormir "tarde" só pra encerrar essa lista.

Um comentário:

  1. BAITA DUM POST DIGA-SE DE PASSAGE, O MELHOR DO BLOG, JC FALANDO COMO JC.
    E esqueceu de fazer uma menção honrosa pro Tio Bill, mas acima de tudo, junto com o Mars e o Tien tu podia ter colocado o ANDY CHENG...ele é o Mars dos filmes do JC da década de 90, o famoso china bad ass nos dois primeiros A HORA DO RUSH

    ResponderExcluir